Carnaval do Rio 2011 – Desfile do Grupo de Acesso

Ir a um desfile do Grupo de Acesso de Carnaval no Sábado de Carnaval é uma maneira infalível para desfrutar de samba e economizar em bilhetes para o Carnaval do Rio.

O Grupo de Acesso junta 12 escolas de samba no LESGA – Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso. Todo Carnaval, o vencedor do desfile é promovido do LESGA para o Grupo Especial para o próximo ano. E no fim de cada Carnaval do Rio de Janeiro, uma escola de samba vai ficar relegado ao Grupo de Acesso no ano que vem.

Outra razão porque o Grupo de Acesso pode ser uma experiência gratificante Carnaval é que algumas escolas de samba do grupo carregam tanta história, talento e arte, como as escolas de samba do Grupo Especial.

Em 2010, a escola que desceu do Grupo Especial foi a Unidos do Viradouro. São Clemente venceu o desfile e foi promovido para o desfile do Grupo Especial de 2011.

Horário desfile de Carnaval 2011 do Grupo de Acesso:

Quando: Sábado de Carnaval, 05 de Março de 2011

Onde: Sambódromo

Horário:

1. Alegria da Zona Sul

Tema 2011: “Os Doze Obas de Xangô”. Alegria da Zona Sul está comemorando o centenário do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro, na religião afro-brasileira candomblé, e seu fundador, sacerdotisa Eugênia Anna Santos (1879-1938), conhecida como Mãe Aninha. O terreiro é dedicado à divindade do trovão Xangô e seus 12 ministros. Alegria está no Grupo de Acesso, porque eles foram campeões do desfile do Grupo C no Rio de Janeiro pela AESCRJ em 2010.

2. Renascer de Jacarepaguá

Tema 2011: “Águas de Março”. Renascer é revisitar a água, o tema do desfile de 2009, este ano, em uma celebração da Serra da Mantiqueira. A escola vai mostrar a história da serra e da biodiversidade.

3. Unidos do Viradouro

Tema 2011: “Quem sou eu sem você?”. Viradouro entra no Carnaval 2011 com um tema amplo que abrange as comunicações e as diferentes formas de organização social através da história, desde tribos até equipes.

4. Acadêmicos de Santa Cruz

Tema 2011: “Paz e amor, o sonho não acabou …”. Essa escola de samba está trazendo os anos 60 e 70 para o Sambódromo. A sinopse abrange temas como os hippies, mini saias, a guerra do Vietnã, o desembarque do homem na lua, rock ‘n roll e da luta contra a ditadura militar no Brasil.

5. Império da Tijuca

Tema 2011: “O mundo em Carnaval”. A sinopse muito detalhada cobre as raízes do Carnaval na Idade Média e as formas de Carnaval em: Itália, Alemanha, Bélgica, Suíça, Canadá, Riviera Francesa, Equador, Bolívia, México, Argentina, Uruguai, EUA, Angola, Trinidad e Tobago, Tenerife , da Colômbia e de Recife, Olinda, Nazaré da Mata e Rio de Janeiro.

6. Inocentes de Belford Roxo

Tema 2011: “Mamonas Assassinas”. A escola fará uma homenagem a Manonas Assassinas, a banda satírica cujos cinco membros morreram em um acidente de avião em 02 de Março de 1996 após uma carreira de enorme sucesso, de sete meses.

7. Acadêmicos do Cubango

Tema 2011: “A emoção está no ar!”. A escola de samba de Niterói vai contrabalançar a indefinição do seu tema com detalhes, como drama, dias de rádio e futebol.

8. Estácio de Sá

Tema 2011: “Rosas”. Os múltiplos usos e simbolismos de rosas ao longo da história – no amor, no folclore, na fé, na poesia, na música – são o tema da escola de samba para 2011. Alguns dos personagens na sinopse são Afrodite, Cleópatra e a rainha de Sabá.

9. Império Serrano

Tema 2011: “A bênção, Vinicius”. O poeta e compositor e suas obras, incluindo “Garota de Ipanema”, estarão no desfile.

10. Acadêmicos da Rocinha

Tema 2011: “Rocinha! Estou vidrado em você”. O título do tema original usa uma expressão coloquial brasileira com uma conotação apaixonada por um olhar de olhos vidrados.

11. Caprichosos de Pilares

Tema 2011: “Gente Humilde”. Caprichosos nomeou seu desfile de 2011 com um clássico da música: “Gente Humilde”, um choro do compositor e violonista Garoto (Aníbal Augusto Sardinha, 1915-1955) para os quais Chico Buarque e Vinicius de Moraes escreveram a letra em 1969. O desfile vai comemorar os subúrbios do Rio de Janeiro. A sinopse inclui a origem dos bairros em torno do fim do século 19, quando a urbanização do Rio de Janeiro causou as pessoas pobres, incluindo os ex-escravos libertados em 1888, para ser jogados fora das habitações do interior da cidade e empurrados para a periferia da cidade. O tema explora a beleza simples da rotina suburbana, como compras em mercados, bem como a luta pela melhoria.

A LESGA tem também um Grupo B. As escolas vão desfilar no Sambódromo em 08 de Março de 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *