Bertioga – Festa Nacional do Índio 2010

A 10 ª Festa Nacional do Índio será entre os dias 16-18 de Abril de 2010. O tema deste ano é “Água como qualidade de vida”. O tema terá foco nas questões relacionadas às mudanças climáticas, no saneamento, no ambiente, na agricultura e da espiritualidade.

Cerca de 500 representantes estarão em Bertioga, a partir desses grupos étnicos: os Assurini, Gavião Parakatêjê e Kayapó, do Pará; Bororo, Cinta Larga, Xavante e Kamayurá, de Mato Grosso; Mamaindê, de Rondônia; Terena, de Mato Grosso do Sul e Guarani , de Bertioga. Será a primeira vez que Gavião Parakatêgê, Kamayurá e Mamaindê participam do festival.

Atrativos:

Todos os eventos do festival terão lugar no Parque dos Tupiniquins, na Praia da Enseada. Quiosques com telhados de colmo abrigarão exposições de arte tradicional indígena. Haverá uma tenda cultural com rituais, danças, culinária, pintura corporal e outras atividades.

O parque também contará com debates, fóruns e painéis sobre o tema do festival. Uma arena com capacidade para 4.000 pessoas na Praia da Enseada será palco para apresentações culturais e desportivas.

Em 19 de abril, Dia do índio brasileiro, serão plantadas árvores e um almoço será servido para os representantes da cidade de Bertioga e os grupos indígenas.

Localização Festival:

Praia da Enseada fica perto de São João Forte, da Casa da Cultura e da doca do barco Bertioga-Guarujá de balsa.

Sobre Bertioga:

Localizado a 118 km de São Paulo, Bertioga é um dos destinos de praia favoritos no estado. Enseada, Boracéia, Guaratuba e Itaguaré são algumas das praias mais populares.

A Riviera de São Lourenço, uma comunidade concebida na praia de São Lourenço, atrai turistas, devido à sua infra-estrutura e segurança. Lá, você encontrará um centro comercial e alguns dos melhores restaurantes da área, tais como Gaiana e Maremonti.

Onde ficar:

Existem três hotéis na mesma praia que a arena do festival Indígena – a Praia da Enseada:

27 Praia Hotel

Cia do Mar

Pousada Mirante da Enseada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *