Ilha do Mel

A Ilha do Mel tem, praias, diversos ecossistemas e não tem carros. O acesso à ilha, um dos principais destinos no Sul do Brasil, é feito somente por barco e controlado por um instituto ambiental, não mais que 5.000 pessoas podem visitar a ilha ao mesmo tempo.

A ilha atrai principalmente muitos jovens viajantes durante o verão e em Outubro. No entanto, as praias ao redor das aldeias de Encantadas, Nova Brasília e Fortaleza, ainda oferecem um ambiente tranquilo para caminhadas, mergulho, passeios de barco e contemplação.

Atrações mais populares

Encantadas é ótima para praticar surf, mergulho e assistir do cais, ao pôr do sol em Mar de Fora, uma das melhores praias da ilha. Perto das Gruta das Encantadas, numa gruta junto ao mar, vale a pena uma visita, você pode entrar na gruta, quando a maré está baixa.

Perto de Nova Brasília, ande e suba dezenas de degraus para o Farol das Conchas, projetado por Zózimo Barroso, que também projetou o farol de Itapuã, em Salvador.

A vista do Mirante do Farol, é excelente: leve sua câmera para ótimas fotos de três praias – Praia de Fora, Ponta do Joaquim e Praia Grande.

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, a uma caminhada de 40 minutos de Nova Brasília, na trilha da Figueira, é outra parada imperdível, que também pode ser efetuada de barco ou de bicicleta. O forte foi construído em 1767, quando o Brasil ainda era uma colônia portuguesa, para defender a costa dos ataques de galeões franceses e espanhóis.

Golfinhos aparecem frequentemente na Baía dos Golfinhos, uma baía, que pode ser alcançada por barco a partir do cais de Encantadas e Nova Brasília. Combine o preço com os barqueiros.

Melhores Praias

Ilha do Mel tem cerca de 30 praias. Algumas das mais movimentadas são as de Mar de Fora e Prainha no Sul e Praia da Fortaleza no Norte. A região de Encantadas tem praias mais que a região de Nova Brasília. No entanto, Limoeiro, uma das mais belas praias, fica a uma caminhada de cinco minutos a norte de Nova Brasília, no lado oeste da ilha.

A Praia do Miguel e Praia Grande, perto do farol, são excelentes para o surf na região de Encantadas. Peça à população sobre pequenas praias como a Praia da Bica de Norinho, com água potável de uma fonte, e Praia das Conchinhas, coberta com pequenas conchas.

Como Chegar à Ilha do Mel

De Curitiba, pegue um ônibus ou o trem até Paranaguá, onde há barcos diários para a Ilha do Mel. A travessia dura cerca de duas horas. Há mais barcos diários a partir de Pontal do Sul, menos de 10 quilômetros de Paranaguá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *