Oscar Niemeyer Morre aos 104 anos: 10 Obras Importantes de Sua Carreira

O arquiteto carioca Oscar Niemeyer morreu esta quarta feira aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Considerado por muitos como “o arquiteto do século”, Oscar Niemeyer ganhou notoriedade ao projetar construções com curvas antes impensáveis em concreto. Conheça alguns de seus trabalhos de maior importância no Brasil, os quais são de visita obrigatória:

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

1. Complexo Arquitetônico da Pampulha – o complexo da Pampulha é composto por uma série de prédios em torno de um lago artificial. A Igreja São Francisco de Assis é considerada a mais importante do projeto.

2. Parque Ibirapuera – é o projeto arquitetônico mais importante da cidade de São Paulo. O prédio do Museu Ibirapuera em forma de trapézio, foi construído como um único bloco e chama atenção pela escultura vermelha na entrada no prédio, denominada Labareda.

3. Palácio da Alvorada – a residência oficial do Presidente da República foi construída sob os princípios da simplicidade e de pureza.

4. Congresso Nacional – sua arquitetura é caracterizada por duas semiesferas: a virada para baixo simboliza o Senado e a outra, a Câmara.

5. Palácio do Planalto – marco da transferência da capital federal para Brasília.

6. Catedral Metropolitana de Brasília – Niemeyer projetou a igreja de forma circular para que ela fosse vista da mesma forma de todos os ângulos.

7. Museu de Arte Contemporânea de Niterói – lembra um grande cálice branco erguido sobre uma rocha na praia de Icaraí.

8. Memorial da América Latina – construído no bairro da Barra Funda, em São Paulo, funciona um teatro e um espaço para exposições. O memorial é simbolizado pela escultura “A Mão”. O sangue que escorre na palma do monumento lembra o desenho da América Latina.

9. Museu Oscar Niemeyer – localizado no centro cívico de Curitiba, o espaço lembra um grande olho de concreto e vidro, erguido sobre uma base quadrangular.

10. Edifício Copan – inaugurado em 1966 e localizado no centro de São Paulo, a construção permanece sendo a maior estrutura de concreto armado no país.

Quais são suas obras preferidas de Oscar Niemeyer no Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *