Rio de Janeiro Carnaval 2011 – Agenda do Grupo Especial

LIESA, a Liga Independente das Escolas de Samba, que organiza o desfile principal do Carnaval do Rio de Janeiro, anunciou a programação do Carnaval 2011.

Cada uma das 12 escolas de samba associadas à LIESA, tem a parada por um período mínimo de 65 minutos e um máximo de 82 minutos no Sambódromo.

Atrasos, custam pontos preciosos na competição às escolas de samba, para o cobiçado título de campeão do Grupo Especial.

Aqui está a programação para os desfiles de Domingo, 06 de Março e Segunda-feira, 07 de Março de 2011. Os desfiles terão início às 21:00:

Domingo, 06 Março, 2011

São Clemente

Tema: “O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza” por Fábio Ricardo. A escola de samba irá cobrir arquitetura, monumentos naturais, história, e, claro, carnaval. O título da sinopse é uma referência ao clássico de Jorge Ben Jor, País Tropical. A escola vai abrir o desfile, porque foi o campeão do Grupo de Acesso A no Carnaval 2010.

Imperatriz Leopoldinense

Tema: “A Imperatriz adverte: Sambar Faz Bem à Saúde” por Max Lopes. A história da medicina, abordando temas como os ritos de cura antiga, a falta de saúde na Idade Média, e grandes nomes das ciências da saúde no Brasil, especialmente Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Vital Brasil e do cirurgião plástico Ivo Pitanguy.

Mocidade Independente

Tema: “Parábola dos Semeadores Divinos” por Cid Carvalho. A escola de samba vai explorar as origens da agricultura e da evolução cultural, relacionado com os frutos da terra.

Unidos da Tijuca

Tema: “Esta Noite Levarei Sua Alma” por Paulo Barros. Medo, principalmente o medo da morte, será o personagem principal. A sinopse é o nome de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, uma produção de 1963 dirigido por José Mojica Marins, o rei dos filmes de terror no Brasil.

Unidos de Vila Isabel

Tema: “Mitos e Histórias Entrelaçadas Pelos Fios de Cabelo”. A sinopse pelo diretor de Carnaval, Rosa Magalhães, vai tocar na mitologia e na história de todo o mundo para os temas que têm a ver com o cabelo, os seus poderes simbólicos e sedutores.

Mangueira

Tema: “O filho fiel, sempre Mangueira”. A escola de samba vai prestar homenagem ao lendário compositor e músico Nelson Cavaquinho (1811-1986), o qual teve uma estreita ligação com a Mangueira, ao longo de cinco décadas de sua vida.

Segunda-feira, 07 de Março de 2011

União da Ilha

Tema: “O Mistério da Vida” por Alex de Souza. A celebração de Charles Darwin sobre a Origem das Espécies e uma reflexão sobre o papel do homem na preservação da vida natural.

Salgueiro

Tema: “Salgueiro Apresenta: o Rio no cinema”, de Renato and Márcia Lage. Os vencedores do desfile de 2009 está comemorando Rio no cinema. O desfile vai destacar, por exemplo, Carmen Miranda e Cinelândia, a área em torno da Praça Floriano, que teve seus dias de ouro como um ponto de entretenimento na década de 1930).

Portela

Tema: “Rio Azul da Cor do Mar” por Marta Queiroz, Cláudio Vieira and Roberto Szaniecki.. Portela vai celebrar o 100 º aniversário do Porto do Rio de Janeiro, colocando-o no contexto da história da navegação, factual e mitológicas. Poseidon, famosos portos, rotas marítimas e vários tipos de navios, serão apresentados no desfile, com a maioria das cores da Portela – azul e branco. O tema é um jogo de palavras sobre Rio de Janeiro e um rio azul, uma simbólica associação com a Portela que é celebrado no clássico de Paulinho da Viola “Foi hum Rio Que Passou em Minha Vida”.

Grande Rio

Tema: “Y-Jurerê Mirim – A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)” por Rodrigues e Lucas Pinto. Grande Rio é a única escola do Grupo Especial tocando profundamente no mito indígena e do folclore brasileiro, que são temas muito caros para desfiles de Carnaval. Deste modo, a escola está comemorando Florianópolis e Franklin Joaquim Cascaes (1908-1983), um homem de múltiplos talentos que dedicou sua vida de trabalho para estudar e gravar o folclore da Ilha da Magia.

Porto da Pedra

Tema: “O sonho sempre vem pra quem sonhar …”, por Paulo Menezes. Os devaneios de artistas e escritores,são alguns dos tópicos a serem explorados no desfile.

Beija-Flor

Tema: “A Simplicidade de um rei” por Ubiratan Silva. O amado cantor e compositor brasileiro Roberto Carlos, está sendo comemorado pela Beija-Flor. O desfile de sub-temas, incluem momentos biográficos e as histórias contadas em suas canções.

Sabado, 12 de Março de 2011

Desfile das Campeãs, um desfile apresentando as seis melhores escolas de samba na competição de 2011, terá lugar no Sambódromo às 21:00. Tradicionalmente, o desfile começa com o 6 º lugar, sendo o vencedor do desfile o último a desfilar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *