Rio de Janeiro quer ser Patrimônio Mundial da Humanidade

Pão de Açucar Rio de JaneiroO Rio de Janeiro pretende ser declarado no próximo ano, Patrimônio Mundial da UNESCO, na categoria de Paisagem Cultural, por sua atraente paisagem e a harmonia entre o homem e seu encanto natural.

Esta proposta do Rio de Janeiro, inclui os principais pontos turísticos do Rio: Pão de Açúcar e Corcovado, Praia de Copacabana, o Parque da Floresta da Tijuca e Jardim Botânico. O dossiê destaca o crescimento da cidade, entre o mar e a montanha ” e sua contribuição à cena cultural internacional através do samba, bossa nova e Carnaval, a festa mais emblemática e considerada uma das celebrações mais famosas do mundo.

Durante vários anos, Rio de Janeiro afirmou ser declarado Patrimônio da Humanidade na categoria de património misto, natural e cultural, mas a Unesco, rejeitou a proposta instando a cidade para se apresentar na categoria Paisagem Cultural, que espera obter o reconhecimento no próximo ano.

Se for homenageada como Patrimônio Mundial, o Rio será a quarta cidade do Brasil a conseguir isso, depois de Ouro Preto, Minas Gerais, Olinda (Pernambuco) e Brasília. A entidade, porém, já reconheceu o valor patrimonial de um total de 18 áreas do Brasil e do centro histórico de Salvador, San Luis, Diamantina e Goiás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *