Top 12 atrações turísticas de Curitiba

Há tanta coisa para fazer em Curitiba, que é quase injusto limitar esta lista a 12 atrações. Esperemos que o seu planejamento de viagens e o sistema de ônibus lhe permitira desfrutar de muito mais.

1. Ópera de Arame no Parque Pedreira

Projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs, a impressionante Ópera de Arame é uma estrutura redonda construída em ferro e coberta com policarbonato transparente. Para chegar ao teatro, o visitante deve atravessar uma ponte sobre um lago. A Ópera é cercada por uma vegetação exuberante, cachoeiras, numa área que costumava ser uma pedreira.

2. Bairro Histórico

No bairro histórico, você pode apreciar construções do século XIX, como a Casa Vermelha (1891), ou mais velhas, como a Igreja de São Francisco, que remonta ao século XVIII.

A Casa Romário Martins, considerada o mais antiga de Curitiba, é um centro de informações turísticas. O Memorial de Curitiba, um centro cultural que abriga exposições de arte, apresentações teatrais e musicais, contrasta com os edifícios históricos ao seu redor, incluindo a Casa Vermelha.

Aos Domingos, há uma feira de artesanato no bairro histórico.

3. Jardim Botânico

Além de ter um tesouro de plantas nativas, o Jardim Botânico de Curitiba é também conhecida por sua estufa, feita de ferro e vidro, inspirada no Crystal Palace de Londres. O nome oficial do Jardim – Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter – celebra uma urbanista pioneira que muito contribuiu para o planejamento urbano de Curitiba.

Outras atrações são o Museu Botânico e um centro cultural com obras doadas pelo artista Curitibano Frans Krajcberg.

4. Bairro de Santa Felicidade

Este bairro de restaurantes de Curitiba, tem uma forte herança italiana. Comer bem e desfrutar um pouco da imigração italiana num bairro dotado com casas vintage, como a Casa Culpi, a Casa de Gerânios e Casa das Pinturas, com afrescos originais nas paredes.

Santa Felicidade também é um ótimo lugar para ver a árvore símbolo do Paraná, que é chamada de pinheiro-do-Paraná.

5. Museu Oscar Niemeyer

Se você gosta de arte e gostaria de conhecer uma das obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer, em primeira mão, você não deve perder o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. Situado junto ao verdejante bosque Papa João Paulo II, o museu ocupa dois edifícios, ambos desenhados por Niemeyer: uma extensa construção em linhas retas que remonta a 1967 e o anexo, construído em 2002 e conhecido como o Olho.

Artistas do Paraná e outras partes do Brasil têm suas obras no museu. Três quartos do Olho são dedicados exclusivamente à fotografia.

6. Torre Panorâmica

A torre de vigia de 360 metros de altura, permite aos turistas uma visão de 360 ° sobre Curitiba e tem o museu do telefone no térreo. Está fechado às segundas-feiras.

7. Memorial Ucraniano

No final do século XIX, mais de 20 mil ucranianos imigraram para o Paraná. No Parque Memorial de Curitiba, pode visitar uma casa de madeira ucraniana e uma réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo em Mallet, uma cidade a cerca de 143 quilômetros de Curitiba.

8. Catedral

Dedicado à Maria Santíssima, a Catedral – cujo nome oficial é Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba – está localizado na Praça Tiradentes, berço histórico da cidade e do coração. Um marcador na praça marca o centro geodésico de Curitiba.

A catedral foi construída entre 1876 e 1893 no lugar de uma igreja anterior.

9. Shopping Estação

Curitiba tem 30 shoppings, mas se você só tem tempo para visitar um, escolha o Shopping Estação. O nome do shopping – “Estação” – vem da estação de trem restaurado que o abriga. Além de 180 lojas, restaurantes e uma pista de boliche, o shopping tem um museu do trem, um museu da farmácia, um museu de fantoches, etc.

10. Palácio Avenida

Um dos maiores atrativos de Curitiba é o prédio conhecido como Palácio Avenida, sede do HSBC Bank. Mas o melhor momento para vê-lo é durante a época do Natal, quando o coro para crianças carentes, patrocinado pelo Banco, atua.

11. Parques e Bosques

Curitiba é uma cidade verde. No Bosque Alemão, não perca a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba. O Parque Tingui, nomeado para a área original de povos indígenas, tem uma Igreja Memorial Ucraniana; ande na calçada e entre os pilares, que honram o património Português, no Parque de Portugal; veja casas de madeira polonês no Bosque João Paulo II, visitada pelo Papa João Paulo II, em 1980, e relaxe com famílias locais no Parque Barigui.

12. Viagem de Trem Curitiba-Paranaguá

Um dos melhores passeios de trem no Brasil, o passeio de trem panorâmico Curitiba-Paranaguá / Curitiba-Paranaguá é uma atração em si.

É também um dos pontos de partida para a Ilha do Mel, uma das ilhas mais bonitas do Brasil. Há barcos para a Ilha do Mel de Paranaguá.

Procure por hotéis em Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *